Introduzido por Moore em 1980, a distância transacional foi definida como a função do diálogo e da estrutura entre os professores e os estudantes. No entanto, mais tarde em (1996) Moore e Kearsley estabeleceram um terceiro factor, a autonomia do estudante, estas três funções formaram o modelo útil na compreensão da educação à distância, sendo este chamado a Teoria da Distância Transacional.
Esta teoria, foi desenvolvida de forma a explorar e compreender como os estudantes se relacionariam e se adaptariam às aulas, em ambientes de educação a distância. Porém, quatro tipos de interacção têm sido usados para perceber como os estudantes aprendem em ambientes da educação a distância, neste sentido as interacções relacionam-se entre aluno-conteúdo, aluno-instrutor, aluno-aluno e aluno-interface.
Contudo, este tema foi motivo de vários estudos no sentido de perceber como é que um diálogo online tem capacidade de conduzir à compreensão e à construção de conhecimentos, nos estudantes. Percebeu-se que para a construção do conhecimento existe a necessidade da partilha de informação, da descoberta, da exploração e dos debates de ideias.
Os estudantes participam em aulas virtuais através de um computador, estas aulas suscitam a motivação, a socialização, a troca de informação e o desenvolvimento da construção do conhecimento. Os estudantes em cursos online valorizam os debates entre os professor e alunos, visto que proporciona uma pedagogia activa, no qual todos são intervenientes. O papel do professor é fundamental, no fornecimento de materiais do curso, na interacção entre os alunos e na avaliação dos trabalhos apresentados, este sendo o instrutor, apresenta em ambientes online a concepção e organização educacional, facilitando a aprendizagem.
Actualmente o professor num ambiente online, tem de dominar todas as situações e assumir vários papeis a nível cognitivo; ser facilitador do processo e dos conteúdos de aprendizagem, ser conselheiro, ser assessor, ser investigador e ser um tecnológico e designer. Embora as pesquisas ainda estejam numa fase inicial, estas indicam que nas aulas online, a interacção do professor com os alunos torna-se uma exigência fundamental nos conteúdos a serem ensinados.
Trabalho elaborado por:
Olinda Francisco
2 comentários:
Gostaria que vc postasse a referencia dessas afirmações
Olá,
Muito interessante seu texto, mas não tem as referências. Isto é de suma importância quando queremos citar pesquisas acadêmicas.
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