Vivemos na era das mudanças tecnológicas. Contudo, no campo da educação elas têm sido bastante notórias, tanto pelos professores como pelos alunos. Desde 1990, que o ensino-aprendizagem em comunidades virtuais tem vindo a ser alvo de estudos e de investigação, tanto na sua conceptualização como no desenvolvimento de diversas tecnológias, inerentes aos cursos online. Estes ambientes tornaram-se um suporte ao ensino formal, porém as comunidades desenvolvem vários aspectos, tais como: a colaboração e a interacção social entre os grupos. No entanto, diversos autores concordam que em contextos educacionais a comunidade motiva os diversos estudantes a participarem activamente, partilhando os seus conhecimentos tanto a nível académico como pessoal.
Neste sentido, Rovai (2002b) define comunidade em ambientes online como: consistindo de dois componentes: sentimentos de ligação entre membros da comunidade e comunhão de expectativas de aprendizagem e objectivos... A comunidade em sala de aula é mais forte quando os alunos (a) se sentem ligados uns aos outros e ao instrutor, (b) manifestam os comportamentos de comunicação imediatos que reduzem a distância social e psicológica entre pessoas, (c) partilham interesses e valores comuns, (d) confiam e ajudam-se mutuamente, (e) se dedicam activamente em comunicação nos dois sentidos e (f) lutam por objectivos de aprendizagem comuns. (p.322).
Os cursos online a nível da educação têm demonstrado diferentes interesses e necessidades especiais. Diversos investigadores definiram a aprendizagem online e estudar em comunidade, como sendo um factor necessário para haver equilíbrio na diversidade, na criatividade e também na aplicação de diversas ferramentas electrónicas. Neste sentido o professor altera o seu papel, passando a ser um agente facilitador e mentor, modificando a hierarquia de professor-aluno, sendo o seu acesso igual e directo. Os alunos tornam-se participantes activos e independentes, o seu ensino-aprendizagem tem um ritmo diferente, sendo centrado no aluno, o ensino torna-se colaborativo entre o professor e os alunos, as oportunidades tornam-se iguais para todos, havendo mais tempo para reflectir e trocar as ideias entre colegas.
Neste sentido os professores têm de assumir diferentes papeis, tais como: serem mediadores de discussões, atribuírem um feedback aos trabalhos apresentados e às questões colocadas por cada aluno individualmente, ou à turma em geral. A comunidade online é importante nas turmas e apresenta-se através de uma plataforma, visto que é aí que se desenvolve toda a interacção e a aprendizagem do curso.
Até à data as investigações vão continuar, no sentido de procurar desenvolver mais ferramentas e estratégias a serem aplicadas aos cursos online. Muito há a fazer na educação online, este processo de mudança ainda se encontra no início, há que aproveitar estes avanços da tecnologia na educação a distância.
Trabalho realizado por;
Olinda Francisco
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